Português (Brasil)

IgesDF oferece curso sobre Direitos Sociais da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)

IgesDF oferece curso sobre Direitos Sociais da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)

Data de Publicação: 15 de abril de 2025 05:04:00 Primeira turma ocorreu no HRSM, as inscrições estão abertas para cursos nos dias 29 e 30 de abril Jurana Lopes

Compartilhe este conteúdo:

Jurana Lopes

Visando aprimorar cada vez mais seus profissionais de saúde para garantir um atendimento humanizado, qualificado e inclusivo em suas unidades, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), realizou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nesta segunda-feira (14), uma capacitação sobre “Direitos sociais da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)”.

A capacitação focou nos direitos sociais assegurados pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015) e pela Lei Berenice Piana (Lei n.º 12.764/2012). O curso abordou a legislação vigente, acesso a serviços de saúde, educação e assistência social, além de estratégias para a adaptação do atendimento às necessidades desse público.

“Este é um curso para além da questão da saúde, a gente está falando no âmbito da educação, da questão da assistência social, de pensar no acesso e na própria mobilidade. É entender que, conforme a política nacional, o autista é uma pessoa com deficiência. Então, ela tem acesso e direito a tudo a que a pessoa com deficiência também pode ter acesso”, explica a assistente social Beatriz Liarte, ministrante do curso.

Segundo ela, hoje há inúmeros pacientes com autismo nas unidades, e muitas vezes, os profissionais da assistência lidam com famílias que não têm o laudo específico, então, não conseguem orientar direito.

“Muitas vezes, eles não sabem exatamente para qual rede encaminhar, se aquele paciente tem acesso a benefícios, por exemplo, que podem auxiliar no tratamento, no pagamento de terapias. Então, é necessário que a gente possa estar se capacitando constantemente porque o número de pacientes com TEA tem sido cada vez maior”, destaca.

O curso é voltado para todos os profissionais de saúde que tenham interesse no tema, estudantes e público externo. Ainda ocorrerão duas capacitações que ocorrerão no espaço da DIEP, no Hospital de Base, nos dias 29 e 30 de abril. As inscrições estão abertas no site do IgesDF para quem quiser se inscrever.

O IgesDF atua com foco na Governança Clínica e na melhoria contínua dos processos assistenciais e administrativos. Por meio de práticas baseadas em evidências, segurança do paciente, inovação e valorização das equipes multiprofissionais, o Instituto busca garantir serviços de alto padrão, humanizados e resolutivos, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO