Português (Brasil)

Dia Mundial da Saúde inicia campanha sobre bem-estar materno e neonatal

Dia Mundial da Saúde inicia campanha sobre bem-estar materno e neonatal

Data de Publicação: 7 de abril de 2025 07:45:00 Segundo a OMS, quatro em cada cinco países não estão no caminho certo para atingir as metas globais de melhoria da sobrevivência materna até 2030

Compartilhe este conteúdo:

Segundo a OMS, quatro em cada cinco países não estão no caminho certo para atingir as metas globais de melhoria da sobrevivência materna até 2030

O Ministério da Saúde destaca toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto -  (crédito: Reprodução/Freepik)

x

O Ministério da Saúde destaca toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto - (crédito: Reprodução/Freepik)

O Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta segunda-feira (7/4). A data dará início a uma campanha de um ano sobre saúde materna e neonatal, intitulada Inícios saudáveis, futuros esperançosos. A iniciativa busca incentivar que governos e a comunidade da saúde intensifiquem os esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais, e assim priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 mil mulheres perdem a vida a cada ano por causas relacionadas à gravidez ou ao parto no mundo. Além disso, mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida ou nascem mortos. Isso equivale a, aproximadamente, 1 morte evitável a cada 7 segundos.

PUBLICIDADE

"Com base nas tendências atuais, assusta que quatro em cada cinco países não estão no caminho certo para atingir as metas globais de melhoria da sobrevivência materna até 2030", cita a OMS.

A campanha pretende aumentar a conscientização sobre as lacunas na sobrevivência materna e do recém-nascido, promover investimentos eficazes que melhorem a saúde das mulheres e dos bebês e incentivar a ação coletiva para apoiar os pais e os profissionais de saúde que prestam cuidados críticos.

"Em todos os lugares, as mulheres merecem o apoio de profissionais de saúde que ouçam suas preocupações e atendam às suas necessidades, inclusive no período pós-parto prolongado, no qual milhões ainda carecem de cuidados essenciais", diz a OMS.

Saúde materna

O Ministério da Saúde destaca toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto, e pode contar com a rede de atenção à saúde da gestante e da criança, uma política pública de saúde nacional, que fortalecem os direitos.

"É necessário comparecer às consultas de pré-natal regularmente para garantir um acompanhamento adequado, o que é fundamental na prevenção de complicações maternas e infantis, durante o pré-natal, parto e puerpério", diz a pasta.

O acompanhamento pré-natal deve ser iniciado precocemente, preferencialmente até a 12ª semana. As consultas devem ser realizadas mensalmente até a 28ª semana, quinzenalmente até a 36ª semana e semanalmente até o parto

"É fundamental que cada consulta inclua a avaliação de queixas e riscos, medição da pressão arterial, peso, altura uterina, batimentos cardíacos fetais, movimentos fetais, além de revisão de exames solicitados, tratamentos institucionais e adesão a estes", pontua o Ministério da Saúde.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque a data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

A cada ano, a data reforça uma preocupação específica de saúde pública. Em 2024, o lema foi "Minha Saúde, Meu Direito".

 

 

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  

Aline Gouveia 

Tags

Por Aline Gouveia

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO