Raphaela Peixoto
Conforme o cronograma divulgado pela empresa, a publicação do edital do concurso está prevista para setembro - (crédito: Reprodução/MCom)
Apesar de ainda não ter um edital lançado, o concurso dos Correios já apresenta algumas informações concretas. A empresa estatal anunciou que oferecerá 3.468 vagas, além de especificar a distribuição por nível de escolaridade e pelas diferentes regiões do Brasil.
Do total de vagas, 3.099 são destinadas para agentes dos Correios, cargo que exige ter nível médio e o salário é de R$ 2.429,26. Ainda, serão ofertadas 369 chances para analistas dos Correios, cuja remuneração é de R$ 6.872,48. O cargo exige ensino superior completo.
De acordo com os Correios, os candidatos de ambos os cargos serão avaliados, por meio de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, para julgamento de certo ou errado. Seguindo o modelo adotado pelo Concurso Nacional Unificado, a aplicação do próximo concurso do Correios será expandida para outras cidades além das capitais. Ao todo, a aplicação das provas ocorrerá em 228 cidades.
Conforme o cronograma divulgado pela empresa, a publicação do edital do concurso está prevista para setembro. A expectativa é os candidatos aprovados sejam nomeados em dezembro.
Confira a distribuição
A maior parte das oportunidades é destinada a cargos de nível médio, e a região Sudeste concentra a maior quantidade de vagas. Confira a distribuição:
Agentes dos Correios
-
Centro-Oeste: 446
-
Nordeste: 669
-
Norte: 240
-
Sudeste: 1.048
-
Sul: 696
Analistas dos Correios
-
Centro-Oeste: 177
-
Nordeste: 62
-
Norte: 41
-
Sudeste: 61
-
Sul: 28