Equipes do GDF atendem sete pessoas em situação de rua em Ceilândia
Data de Publicação: 9 de agosto de 2024 04:51:00 Operação coordenada pelo GDF passou por quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia, oferecendo orientação e acesso a programas e serviços da assistência social
Equipes do GDF atendem sete pessoas em situação de rua em Ceilândia
Operação coordenada pelo GDF passou por quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia, oferecendo orientação e acesso a programas e serviços da assistência social
Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta quinta-feira (8) novas ações coordenadas para o atendimento à população em situação de rua. Equipes do GDF estiveram em quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia Norte.
Ao todo, sete pessoas receberam atendimentos e quatro ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas, totalizando quatro caminhões de entulho e materiais inservíveis. As ações foram estabelecidas para ofertar assistência e abrigo àqueles que desejarem, além de promoverem a desobstrução de áreas públicas ocupadas.
Durante os atendimentos, são oferecidos serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para quem não consegue arcar com aluguel.
Participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.
As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF, coordenado pela Casa Civil.
Política pública
O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.
Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social – incluindo vagas em abrigos –, orientação sobre tratamento a animais domésticos, benefícios como deslocamento interestadual e um bônus de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel. Também são ofertadas políticas públicas, como vagas no programa de qualificação profissional RenovaDF e cadastramento para unidades habitacionais.
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