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Equipes do GDF atendem sete pessoas em situação de rua em Ceilândia

Equipes do GDF atendem sete pessoas em situação de rua em Ceilândia

Data de Publicação: 9 de agosto de 2024 04:51:00 Operação coordenada pelo GDF passou por quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia, oferecendo orientação e acesso a programas e serviços da assistência social

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Equipes do GDF atendem sete pessoas em situação de rua em Ceilândia

Operação coordenada pelo GDF passou por quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia, oferecendo orientação e acesso a programas e serviços da assistência social

Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta quinta-feira (8) novas ações coordenadas para o atendimento à população em situação de rua. Equipes do GDF estiveram em quatro pontos da QNM 12 de Ceilândia Norte.

Ao todo, sete pessoas receberam atendimentos e quatro ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas, totalizando quatro caminhões de entulho e materiais inservíveis. As ações foram estabelecidas para ofertar assistência e abrigo àqueles que desejarem, além de promoverem a desobstrução de áreas públicas ocupadas.

Sete pessoas receberam atendimentos e quatro ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas em quatro pontos de Ceilândia | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Durante os atendimentos, são oferecidos serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para quem não consegue arcar com aluguel.

Participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF, coordenado pela Casa Civil.

Política pública

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social, entre outras coisas

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social – incluindo vagas em abrigos –, orientação sobre tratamento a animais domésticos, benefícios como deslocamento interestadual e um bônus de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel. Também são ofertadas políticas públicas, como vagas no programa de qualificação profissional RenovaDF e cadastramento para unidades habitacionais.

 

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