Português (Brasil)

Novo presidente do Iphan, Grass acaba com grupo de preservação de armas de fogo

Novo presidente do Iphan, Grass acaba com grupo de preservação de armas de fogo

Durante cerimônia de posse, Grass encerrou o grupo de trabalho criado durante a gestão de Jair Bolsonaro

Compartilhe este conteúdo:

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, assinou, nesta terça-feira (31/1), uma portaria para acabar com o grupo de trabalho de manutenção e preservação de armas de fogo do órgão, criado durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) . Segundo Grass, as armas não representam patrimônio cultural.

 

"As armas de fogo, infelizmente, não representam absolutamente nada para a cultura brasileira. O que representa algo de importante é a nossa história, a nossa memória, as tradições do nosso país, são as pessoas", declarou Grass em coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty, onde ocorreu a cerimônia de posse dele na presidência do Iphan. 

Em maio de 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Iphan criou um grupo de trabalho para estabelecer "o valor cultural de armas de fogo". O objetivo do grupo era desenvolver uma proposta com "critérios de avaliação de armas de valor cultural, com vistas e emissão de parecer referente ao valor cultura de material bélico em geral". Após a avaliação, as armas poderiam ser destinadas para acervos de museus.

"Então, armas de fogo não são patrimônio cultural, elas matam. O que nós precisamos reconhecer é o que foi construído pela população brasileira ao longo dos anos", completou o presidente do Iphan.

A solenidade ocorreu no Salão Brasília, no segundo andar do Palácio Itamaraty. Estavam presentes a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do ministério da Cultura, Márcio Tavares, a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades. O Palácio do Itamaraty é um bem cultural tombado pelo Iphan.

Grass também anunciou que o Iphan está trabalhando na criação de um memorial da democracia para registrar os atentados de 8 de janeiro, que terá uma sede física em Brasília.

Compartilhe este conteúdo:

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO