atualizado
Uma experiência para descobrir, saborear e celebrar uma das maiores paixões do brasileiro: o café. A terceira edição do Coffee Brasília será de 30 de maio a 2 de junho, no Casapark, com degustação e uma programação gratuita idealizada para quem ama, produz, vende ou promove o café no país. No ano passado o Coffee Brasília reuniu mais de 28 mil pessoas, se consolidando como um dos maiores eventos dedicados ao café do Brasil, contribuindo, ainda, para confirmar a qualidade da produção do Distrito Federal.
Ao longo dos quatro dias de evento, o extenso leque de atividades convocará profissionais renomados de diversos campos de interesse do universo da bebida para compartilharem a expertise com empreendedores e apaixonados por café.
Na edição 2024, talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições em torno da bebida mais consumida pelos brasileiros movimentam o mall, promovendo uma imersão completa em torno do café à despertar os cinco sentidos dos entusiastas do grão.
Aulas e talks ocorrerão na Cafeteria Modelo e no palco Talk Show Coffee, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado. Na Coffee Brasília Fair, a feirinha composta por expositores de café e produtos relacionados ao tema, os visitantes poderão degustar e conhecer novos sabores de café e outros quitutes artesanais. Muito aguardado pelo público, o TNT Latte Art e a terceira edição da Taça Barista 2024, que terá a grande final no domingo (2/6), estão entre os eventos mais disputados pelos visitantes.
A especialista em conteúdo de café há 18 anos Mariana Proença, criadora da Semana Internacional do Café, do Guia das Cafeterias do Brasil e do Coffee The Year Brasil e fundadora do Encontro Aliança das Mulheres do Café (IWCA) emprestará ao evento a expertise sobre a bebida e será a mediadora de algumas entrevistas do Talk Coffee e da Cafeteria Modelo.
Proença também será responsável pela execução da Taça Barista, com oito participantes, e a Taça TNT Latte Art, com 24 competidores, e mestre de cerimônia do Coffee Brasília 2024, que conta com o apoio de Jú Morgado, campeã da primeira edição da Taça Barista do Coffee Brasília, promovida em 2022.
Divulgação
Garam Um
O Coffee Brasília promove uma imersão enriquecedora sobre a bebida, por meio da presença de especialistas de diferentes áreas do universo do café.
No ano passado, o evento contou com a presença de Garam Um, consagrado como o melhor barista de café coado do país na Brazilian Brewers Cup Champion e 3° lugar no World Brewers Cup 2023, o campeonato mundial da categoria e deu um total de 25 aulas e talks divididos entre a Cafeteria Modelo, um espaço projetado para demonstrar as melhores práticas do mercado, e o palco Talk Show Coffee.
Os tópicos abrangeram uma ampla gama de interesses, desde a importância da rede feminina na cadeia do café, com representantes da IWCA, até discussões sobre empreendedorismo com Dudu Quintanilha do Café Minimalize, experiências de turismo com Virgílio Ribeiro (Fazenda Maé) e Claudio Coutinho (Café Minelis), além de vivências que exploram harmonizações, drinks com café, cerveja com café e muito mais.
“O Coffee Brasília retorna em 2024 para celebrar a cultura e a paixão pelo café. Esta terceira edição promete surpreender ainda mais o público com novas experiências sensoriais, oportunidades de networking, palestras, workshops e degustações exclusivas”, afirma Nahyara Alves, uma das organizadoras do evento ao lado de Ana Cristina Alvarenga, que completa: “Apresentaremos as últimas tendências e inovações do mundo do café para todos os entusiastas da bebida. É também uma oportunidade para o público se conectar com os líderes e influenciadores da indústria do café.”
O grão
Valioso, há séculos o café faz parte da história da humanidade. Surgido na região de Cafa, na Etiópia, foi com a Arábia Saudita – cuja população acreditava em poderes milagrosos – que o cultivo do grão conquistou importância econômica.
No Brasil, o grão que chegou no século XVIII na então província do Pará se firmou como um produto de grande qualidade e se expandiu para todo o território nacional, sendo que cada região produz o próprio café com sabor único e inconfundível em que o terroir influencia diretamente na qualidade final do produto.
Divulgação
O Café no DF
O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grão de altíssima qualidade.
O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.
A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da Emater, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná.
Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.
O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é feita em um período sem chuvas, diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.
ESG
ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O Coffee Brasília é um evento com responsabilidade ambiental e social.
Por isso, haverá a coleta seletiva do lixo produzido durante a montagem, desmontagem e nos quatro dias de evento. O troféu a ser oferecido nas competições é sustentável, produzido de madeira de café pelo Wood’n Coffee.
O evento é totalmente acessível.
3ª edição do Coffee Brasília
Quando: de 30 de maio a 2 de junho
Horários:
30/5: 12h às 20h
31/5: 10h às 22h
1/6: 10h às 22h
2/6: 12h às 20h
Onde: Casapark
Entrada franca