Mês de maio tem vencimento de parcelas do IPTU e do IPVA
Data de Publicação: 5 de maio de 2025 01:52:00 Imposto que incide sobre automóveis começou a ser pago em fevereiro, podendo ser dividido em até seis parcelas, que acabam em julho; imposto de imóveis começa a ser pago agora Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.
Artes: Secretaria de Economia
Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Já o IPTU começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.
Tags
Imposto Sobre A Propriedade De Veículos Automotores (ipva) Imposto Sobre A Propriedade Predial E Territorial Urbana (iptu)
Oportunidades
Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026
Primeira parcela, dependendo do último dígito da placa do carro, vence em 23 de fevereiro. Contribuinte pode parcelar em seis vezes Por Agência Brasí Saiba Mais +
Fiscalização do licenciamento para veículos de placa final 3, 4 e 5 começa sábado (1º)
Os condutores desses veículos precisam apresentar o CRLV-e 2025 quando abordados pela fiscalização de trânsito Por Agência Brasília* | Edição: Vinici Saiba Mais +
IPTU 2025: Quarta parcela começa a vencer nesta segunda-feira (11)
Prazos para pagamento do tributo seguem até sexta (15) e são definidos pelo dígito final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Fe Saiba Mais +
Nota Legal: saiba como regularizar sua dívida com a Receita e participar do sorteio
Secretaria de Economia envia e-mails e alerta sobre eventuais débitos, que podem ser parcelados em até 60 meses Por Agência Brasília* | Edição: Chico Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)



