DPDF presta 850 mil atendimentos à população em situação de vulnerabilidade em 2024
Data de Publicação: 17 de dezembro de 2024 08:30:00 Média foi de 70 mil assistências a cada mês, entre serviços de orientação jurídica e psicossocial Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestou 850 mil atendimentos à população em situação de vulnerabilidade em 2024, tanto presencialmente quanto de forma virtual. A média foi de 70 mil assistências a cada mês, entre serviços de orientação jurídica e psicossocial. Entre os setores que mais se destacaram está a Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), que contabilizou mais de 89 mil atendimentos, seguida pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde que registrou mais de 49 mil atendimentos.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, alcançar a marca expressiva de atendimentos em 2024 é significativo o impacto na vida de milhares de pessoas que, de outra forma, teriam dificuldade de acessar a justiça.
“O alto número de atendimentos prestados significa que uma grande quantidade de cidadãos foi capaz de ter os direitos defendidos”, diz o defensor-público geral, Celestino Chupel | Fotos: Divulgação/DPDF
“O alto número de atendimentos prestados significa que uma grande quantidade de cidadãos foi capaz de ter os direitos defendidos, além de refletir o compromisso da instituição com a promoção da justiça social e a defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a democratização do acesso à justiça e assegurando que as leis sejam aplicadas de maneira equitativa para todos”, definiu.
Com mais de 31 mil atendimentos realizados em 19 edições, o Dia da Mulher se consolidou como uma importante iniciativa em prol do público feminino vulnerável. O projeto, que oferta diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, teve início em maio de 2023. Realizada no Nuclão da DPDF, a ação ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. A cada edição do evento, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços que atendam os diversos desafios que essas mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.
Assistência jurídica garante atendimento especializado para detenta com deficiência
Evento faz mais de 2,5 mil atendimentos a mulheres em situação de vulnerabilidade
Novo centro de referência vai atender imigrantes em situação de violação de direitos no DF
Outra iniciativa de grande relevância para mulheres vulneráveis lançada este ano foi o Volte a Sorrir. O projeto é destinado ao tratamento e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica que sofreram danos bucais.
A instituição também investiu em disponibilizar atendimentos diretamente na comunidade escolar. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), o Defensoria nas Escolas tem como objetivo de ressignificar o acesso à justiça, por meio de atendimento jurídico exclusivo ofertado pela unidade móvel de atendimento itinerante e encontros educativos realizados pela Escola de Assistência Jurídica (Easjur) em escolas públicas do DF. A ação impactou 6,4 mil estudantes, pais, mães, servidores e professores do Plano Piloto, Sobradinho, Riacho Fundo e São Sebastião com os serviços prestados pela unidade móvel de atendimento itinerante e com 81 encontros ministrados pela Easjur. A iniciativa será realizada em todas as regiões administrativas do DF até julho de 2025.
*Com informações da DPDF

Praça Internacional da Paz terá pontos para food truck e integração
Local faz parte do parque de mesmo nome que integra o novo sistema captação e escoamento pluvial do Distrito Federal, o Drenar- DF Saiba Mais +
Brasília terá shows gratuitos na Esplanada e atrações culturais pelo DF em comemoração aos seus 65 anos
Programação comemorativa será distribuída em cinco dias e contempla ainda eventos religiosos, maratona, festivais gastronômicos e incentivos, como des Saiba Mais +.jpeg?=2692564-2)
Lançado guia sobre serviços de direitos humanos e cidadania no Distrito Federal
Documento divulga os serviços da Sejus-DF e disponibiliza canais de atendimento voltados para idosos, adolescentes, vítimas de violência e dependentes Saiba Mais +
Operação de limpeza recolhe mais de 13 mil toneladas de lixo em 15 regiões administrativas
Iniciativa combate focos da dengue e mantém áreas públicas livres de descartes irregulares Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nade Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?