Português (Brasil)

Pesquisa aponta alto valor nutricional nas cascas de frutas das árvores do DF

Pesquisa aponta alto valor nutricional nas cascas de frutas das árvores do DF

Data de Publicação: 13 de dezembro de 2024 05:13:00 Frutas disponíveis em locais públicos podem ajudar no combate à insegurança alimentar, revela projeto do curso de nutrição do Centro Universitário de Brasília (Ceub)

Compartilhe este conteúdo:

Bianca Lucca

postado em 12/12/2024 20:06 / atualizado em 12/12/2024 20:07

  •  
  •  
  •  
  •  

A casca da manga é um exemplo de alimento com alto valor nutricional -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A casca da manga é um exemplo de alimento com alto valor nutricional - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A flora do Distrito Federal abrange mais de 950 mil árvores frutíferas de 35 espécies, diversidade espalhada por toda a capital. A disponibilidade dos recursos naturais da cidade inspirou os alunos do curso de nutrição do Centro Universitário de Brasília (Ceub) a promover uma pesquisa sobre o aproveitamento dessas frutas como uma ferramenta de combate à insegurança alimentar

Abacate, acerola, amora, carambola, goiaba, manga e pitanga são alguns dos muitos exemplos de frutas que podem ser encontradas nas quadras da capital. A pesquisa visa aproveitar integralmente os alimentos ao não descartar partes das frutas que geralmente vão para o lixo, como as cascas. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A manga foi a escolhida para o destaque do projeto por causa da abundância em Brasília, alto valor nutricional e versatilidade em receitas. Os estudantes desenvolveram uma receita de bolo com a casca da fruta, na qual voluntários experimentaram o doce e o avaliaram positivamente. A aceitação da receita revela que ingredientes viáveis e ricos em fibras e oxidantes podem ser de fácil acesso para a população.

Professora e orientadora do projeto, Paloma Popov argumenta que a pesquisa tem potencial para inspirar políticas públicas que valorizem o consumo de alimentos regionais: “A implementação de oficinas culinárias em escolas e a divulgação de materiais educativos poderiam fortalecer essa iniciativa. O uso de frutas locais e práticas alimentares sustentáveis seriam incentivadas.”

Ao utilizar todas as partes das frutas disponíveis na rua, Popov reflete que o uso dos alimentos pode reduzir a necessidade de compras em mercados. “É possível aproveitar a casca da manga, sementes de abóbora e melão, ricas em nutrientes como cálcio, que combate a osteoporose. Isso não só adiciona valor nutricional às refeições, mas também reduz o lixo gerado”, explica.

Estudante autora da pesquisa, Camila Faeda destaca que o bolo com casca de manga exemplifica como transformar resíduos em alimentos nutritivos, saborosos e acessíveis. Faeda destaca que a metodologia da pesquisa pode ser aplicada em outras regiões urbanas ao identificar os recursos disponíveis no local. 

Confira a receita de bolo de casca de manga:

Ingredientes:

Casca de manga: 250 g (1 unidade)

Polpa de manga: 150 g (1 unidade)

Farinha de trigo: 240 g (2 xícaras)

Açúcar: 200 g (1 xícara)

Óleo vegetal: 120 mL (½ xícara)

Leite: 240 mL (1 xícara)

Ovos: 100 g (2 unidades)

Fermento em pó: 10 g (1 colher de sopa)

Modo de preparo:

- Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma de bolo.

- No liquidificador, bata as cascas de manga com o leite e o óleo até obter uma mistura homogênea.

- Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o açúcar.

- Adicione a mistura seca à polpa de manga e às cascas batidas, mexendo bem até incorporar todos os ingredientes.

- Adicione os ovos à mistura e mexa até obter uma massa lisa. Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.

- Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 35-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

- Deixe esfriar antes de desenformar e servir.

Rendimento: 8 porções

Custo total: R$ 5,50

Custo por porção: R$ 0,69

Tempo do Pré-preparo: 10 minutos

Tempo de Preparo: 40 minutos

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO