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Disque Defensoria 129 reduz filas e otimiza o fluxo de atendimentos na DPDF

Disque Defensoria 129 reduz filas e otimiza o fluxo de atendimentos na DPDF

Data de Publicação: 10 de novembro de 2024 06:47:00 Canal de comunicação da instituição permite que pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF recebam orientações e encaminhamentos da instituição sem qualquer tipo de custo Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

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nal de comunicação da instituição permite que pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF recebam orientações e encaminhamentos da instituição sem qualquer tipo de custo

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

 

O Disque Defensoria 129, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), reduz filas e otimiza o fluxo de atendimentos presenciais. O canal de comunicação permite que pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF recebam orientações e encaminhamentos da instituição sem qualquer tipo de custo. O dígito 4 atende às demandas gerais da população. O objetivo do ramal é encaminhar aos núcleos de assistência jurídica (NAJs) casos mais estruturados e prontos para encaminhamento, contribuindo para que os cidadãos cheguem aos atendimentos mais informados sobre os seus direitos e as opções jurídicas disponíveis, fortalecendo a busca por soluções justas e eficazes.

“A triagem remota evita atendimentos presenciais desnecessários e reduz o tempo de espera para aqueles que precisam de assistência urgente ou de uma resolução rápida. A equipe jurídica pode se concentrar melhor em cada atendimento presencial, garantindo maior eficiência no tratamento das demandas e, ao mesmo tempo, mantendo um atendimento humanizado”

                             Celestino Chupel, defensor público-geral

O defensor público-geral, Celestino Chupel, explica que o 129 permite que o cidadão receba instruções claras sobre quais documentos levar, os requisitos necessários para o atendimento e o passo a passo para seguir com seu caso. “A triagem remota evita atendimentos presenciais desnecessários e reduz o tempo de espera para aqueles que precisam de assistência urgente ou de uma resolução rápida. A equipe jurídica pode se concentrar melhor em cada atendimento presencial, garantindo maior eficiência no tratamento das demandas e, ao mesmo tempo, mantendo um atendimento humanizado”, explicou.

Central de Relacionamento

A Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC) da DPDF funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h25 e das 13h15 às 16h55. A ligação é gratuita, e a equipe está pronta para atender e responder as dúvidas dos assistidos.

O canal de comunicação conta com quatro ramais, para atendimentos em diferentes áreas. O dígito 1 é direcionado para casos de competência da Defensoria Pública da União (DPU). O 2 destina-se ao atendimento e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O ramal 3 redireciona a ligação ao Núcleo de Execuções Penais (NEP) da DPDF. O dígito 4, por sua vez, recebe, acolhe e orienta demandas sobre todos os outros assuntos não abarcados pelos ramais anteriores. Pessoas que se encontram em outros estados podem acessar os serviços da instituição por meio do número (61) 3465-8200.

*Com informações da DPDF

 

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