Português (Brasil)

Crianças em vulnerabilidade têm acesso gratuito a jogos eletrônicos no Cyber Arena do Recanto das Emas

Crianças em vulnerabilidade têm acesso gratuito a jogos eletrônicos no Cyber Arena do Recanto das Emas

Data de Publicação: 7 de novembro de 2024 08:38:00 Até a próxima sexta (8), evento ficará no COP da cidade com simuladores, transmissão, estações interativas, salas de projeção e espaços de realidade virtual Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Compartilhe este conteúdo:

links úteis

Governo do Distrito Federal

Agência Brasília

06/11/2024 às 15:34, atualizado em 06/11/2024 às 16:01

Crianças em vulnerabilidade têm acesso gratuito a jogos eletrônicos no Cyber Arena do Recanto das Emas

Até a próxima sexta (8), evento ficará no COP da cidade com simuladores, transmissão, estações interativas, salas de projeção e espaços de realidade virtual

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

 

“O que eu mais gostei foi o PlayStation, eu nunca tinha jogado na vida. Queria muito ter um desse em casa.” O relato é do estudante João Pedro (nome fictício), de 11 anos, e resume o sentimento das mais de 50 crianças do Sol Nascente acolhidas pelo Instituto Mãos Dadas que participaram do Cyber Arena 2024, no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Recanto das Emas. Com o fomento de R$ 644.931,06, o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil, levou às crianças e adolescentes da cidade um pouco do universo dos games.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao mundo digital, a garotada pôde se divertir em uma arena com diversas atrações, como simuladores de corrida, transmissão de partidas ao vivo em telas gigantes, estações interativas, estações free-to-play, salas de projeção e espaços de realidade virtual. Tudo isso de graça.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao mundo digital, a garotada pôde se divertir em uma arena com diversas atrações | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Eu estava jogando bola no COP, e meu professor me chamou para vir aqui. Eu estou achando muito legal porque os jogos não travam, não dão problema. E tem umas opções clássicas que são divertidas para jogar, tipo Fifa”, disse Mateus Rodrigues da Silva, de 10 anos, enquanto se divertia com um PlayStation.

Para Washington Mateus, pedagogo do Instituto de Mãos Dadas, o evento é importante para apresentar a tecnologia às crianças em vulnerabilidade: “Tudo isso é novidade para os nossos assistidos. A maioria nunca teve contato com nada do que tem aqui, e é isso que a gente tenta fazer por meio do instituto. Queremos mostrar que há um caminho, um outro ambiente para que possam expandir a mente e ter o acesso. Eles acham que não pertencem à tecnologia, mas isso precisa estar presente na vida de todos”.

Mateus Rodrigues da Silva, de 10 anos: “Eu estava jogando bola no COP, e meu professor me chamou para vir aqui. Eu estou achando muito legal porque os jogos não travam, não dão problema. E tem umas opções clássicas que são divertidas para jogar, tipo Fifa”

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, explica que o evento se torna uma oportunidade para que os participantes possam desenvolver novas habilidades, além de explorar o potencial educativo e profissional dos jogos eletrônicos. “O Cyber Arena é um ambiente de aprendizado e inovação para o futuro digital. Nosso intuito é levar a toda a comunidade uma experiência de interação com o universo online de forma acessível e inclusiva”, disse.

Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) em parceria com o Instituto Inside Brasil, o evento será realizado em dois períodos: até a próxima sexta (8), no COP do Recanto das Emas, e entre os dias 12 a 15, no COP do Parque da Vaquejada, em Ceilândia. Ambos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO