Biblioteca do Centro Pop de Brasília oferece novos horizontes a pessoas em situação de rua
Data de Publicação: 3 de novembro de 2024 01:28:00 Com 2 mil exemplares, espaço deu fruto a uma pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB); projeto investigou como esse tipo de espaço público contribui com o processo de autonomia de pessoas em situação de rua Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira
Biblioteca do Centro Pop de Brasília oferece novos horizontes a pessoas em situação de rua
Com 2 mil exemplares, espaço deu fruto a uma pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB); projeto investigou como esse tipo de espaço público contribui com o processo de autonomia de pessoas em situação de rua
Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira
“Neste momento eu estou fazendo uma viagem no tempo, mas sem sair do lugar, por meio deste livro”, diz G.P., de 49 anos, ao folhear as páginas de Olha Para O Céu, Frederico!, de José Cândido de Carvalho. Assistido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Quadra 903 da Asa Sul, ele é frequentador assíduo da biblioteca do espaço. A instalação faz parte do projeto Ponto de Leitura Livro Livre, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
De acordo com José Vicente Rodrigues da Silva, servidor do Centro Pop Brasília e organizador do projeto, a biblioteca funciona como um trailer adaptado – um espaço para sentar, conversar, ler e produzir textos. Ele, que faz doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu uma pesquisa intitulada Biblioteca Livro Livre: uma experiência acolhedora para as pessoas em situação de rua. O projeto foi selecionado para um congresso na Universidade Metropolitana de Ciências da Educação, em Santiago, Chile, em outubro.
O objeto de estudo buscou investigar como e quanto esse tipo de prestação de serviço contribui com o processo de autonomia de pessoas em situação de rua para fazer suas escolhas de vida. Os resultados parciais foram positivos, com algumas pessoas tendo retornado aos estudos em curso de formação continuada, educação básica, educação superior, pós-graduação, entre outros.
Foi o caso de G.P. que, incentivado pela leitura e pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no Centro Pop, se matriculou na Escola Meninos e Meninas do Parque, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, voltada ao ensino de crianças e adultos em situação de rua. Ao concluir o ensino médio, ele pretende se profissionalizar para virar guia turístico.
“Vir à biblioteca tem me ajudado bastante. Desde criança, eu nunca achei que poderia concluir o ensino médio. Agora, incentivado pelos livros, eu consegui resgatar minha esperança. Nunca podemos perder a esperança de vista”, relata.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o espaço de leitura no Centro Pop é apenas um exemplo emblemático do que os equipamentos públicos de qualidade são capazes de realizar na vida da população.
“A compreensão das demandas da população de rua passa pela criação de vínculos, humanização e visibilidade, ou seja, vai além do atendimento socioassistencial. É isso que a biblioteca faz ao entregar lazer, cultura e conhecimento às pessoas em situação de rua que frequentam o Centro Pop”, destaca.
O local pode ser frequentado todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, pelos assistidos da unidade e pelo público interno e externo do centro. Qualquer pessoa pode doar exemplares para o espaço. Não há restrição de temas ou faixa etária.
Com um acervo de 2 mil livros, José Vicente ressalta o potencial da biblioteca, que acaba virando um espaço para que as pessoas se sintam mais livres para serem as protagonistas de suas próprias histórias.
“Quando as pessoas acolhidas conseguem ter autonomia para sair daqui, elas já procuram mais livros na biblioteca para dar continuidade às leituras”, narra o servidor.
Psicólogo no espaço de acolhimento da Sedes, Hyago Pinheiro de Castro acredita que a biblioteca é um lugar de desenvolvimento pessoal para além da realidade da rua. “Se formos pensar, uma das grandes dificuldades da população de rua é justamente o acesso à educação. A leitura acaba sendo uma forma de interpretar a vida; dar outros sentidos para o cotidiano e a realidade para, assim, transformar a vida”, afirma.
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