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Curso capacita equipe para ampliar o atendimento a vítimas de violência

Curso capacita equipe para ampliar o atendimento a vítimas de violência

Data de Publicação: 7 de outubro de 2024 14:09:00 Quarenta servidores da Secretaria da Mulher aprenderam sobre boletim de ocorrência online para garantir suporte adequado às mulheres Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

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Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

A Secretaria da Mulher (SMDF) realizou, nesta segunda-feira (7), um curso voltado para capacitar 40 servidores das unidades de atendimento da pasta ? como os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs), Casa da Mulher Brasileira, Casa Abrigo, Espaços Acolher e Comitês de Proteção à Mulher ? para o uso do boletim de ocorrência online. O treinamento foi ministrado pela promotora de Justiça do Ministério Público (MPDFT), Vyvyany Viana, e pelo delegado da Polícia Civil, Haendel da Silva Fonseca.

O curso teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos servidores sobre o boletim de ocorrência online, ferramenta fundamental no combate à violência contra as mulheres. A secretaria busca assegurar uma orientação clara e um acompanhamento adequado dos casos registrados na plataforma, reforçando a rede de proteção e apoio às vítimas. Além disso, a capacitação visa preparar os servidores para ajudar as mulheres a descreverem os detalhes do boletim de ocorrência, garantindo que as informações sejam valiosas para o enquadramento do registro na Lei Maria da Penha.

O BO online é uma ferramenta fundamental no combate à violência contra as mulheres | Fotos: Divulgação/SMDF

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância de preparar a equipe para oferecer um atendimento eficiente e acolhedor às mulheres em situação de violência. “É fundamental que nossa equipe esteja preparada para atender com excelência, oferecendo não apenas o suporte técnico, mas também o emocional. Quando o servidor compreende a importância da atuação, podemos salvar vidas e romper o ciclo de violência”, destacou Giselle.

Ao longo do primeiro semestre de 2024, foram realizados cerca de 23 mil atendimentos pelas unidades geridas pela SMDF, reforçando o papel essencial desses espaços no acolhimento e proteção às vítimas de violência. “A disseminação desse conhecimento para os profissionais na ponta faz com que cheguem às mulheres vítimas de violência as informações necessárias para a proteção delas. Portanto, quanto mais informações forem disseminadas, mais as mulheres conhecerão seus direitos”, afirmou a promotora Vyvyany Viana.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da SMDF para aprimorar o atendimento e proteger mulheres vítimas de violência no Distrito Federal, promovendo a capacitação contínua dos profissionais que atuam diretamente nessa área. “Com a formação, damos celeridade e capacidade de pronto atendimento às unidades. Dessa maneira, a confiança e o suporte necessários para utilizar esse serviço são cruciais para as vítimas”, declarou o delegado Haendel Fonseca, que está à frente da delegacia eletrônica.

*Com informações da SMDF

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