Português (Brasil)

Redução recorde de homicídios consolida trabalho da Segurança Pública do DF

Redução recorde de homicídios consolida trabalho da Segurança Pública do DF

Data de Publicação: 8 de janeiro de 2024 08:09:00 Levantamento da SSP-DF analisou dados dos últimos 47 anos apontou menor índice de crimes letais desde 1977; no comparativo com 2022, foram menos 6,5% de vítimas desse segmento

Compartilhe este conteúdo:

As políticas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por meio do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, implementado no decorrer do ano passado, fizeram com que o Distrito Federal superasse o recorde histórico de 2022. Balanço realizado pela pasta mostra que, em 2023, foram registrados 9,1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil. O uso da taxa é uma metodologia internacional para aferir o nível de violência de determinado lugar, relacionando o número da criminalidade com o da população.

Quando analisado o número absoluto de vítimas de homicídio, ano passado, o DF atingiu o menor número de mortes em 35 anos. Em 1989, último ano em que a redução foi menor, foram 260 vítimas, com a população estimada em cerca de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2023, quando o DF contava com quase o dobro de habitantes – 2,8 milhões -, foram registrados 259 casos. No comparativo com 2022, a redução de vítimas de homicídios foi de 6,5% (de 277 para 259). Dos autores desse tipo de crime identificados em 2023, 70,4% têm antecedentes criminais. No caso das vítimas o percentual é de 64%.

No comparativo com 2022, a redução de vítimas de homicídios foi de 6,5% | Fotos: Marcelo Klotz/SSP-DF

“O uso da tecnologia e a implementação de políticas coordenadas com diferentes setores do governo e da sociedade, além do investimento em inteligência e capacitação, têm desempenhado um papel crucial na redução da criminalidade no Distrito Federal. Mantemos um acompanhamento constante e diário das ocorrências para readequar de forma imediata nossas ações. Com o apoio do governador Ibaneis Rocha, em novembro, oficializamos nosso novo programa de segurança. Este programa não apenas microrregionaliza as ações, baseando-se em manchas criminais e estudos de inteligência, mas também leva em consideração as demandas e sugestões da população. O objetivo é aprimorar a segurança e a qualidade de vida de todos”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Compartilhe este conteúdo:

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO