Português (Brasil)

Emissão da nova carteira de identidade tem horários especiais no fim do ano

Emissão da nova carteira de identidade tem horários especiais no fim do ano

Data de Publicação: 26 de dezembro de 2023 09:45:00 Carteira de Identidade Nacional é emitida no DF desde 21 de novembro; documento será obrigatório a partir de 2032 Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Compartilhe este conteúdo:

Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

 

Quem deseja colocar a documentação em dia e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste fim de ano precisa estar atento ao horário de funcionamento dos Postos de Identificação Biométrica (PIBs). Em razão das festividades, o atendimento nas unidades ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h.

O horário alternativo é válido entre 26 de dezembro e 5 de janeiro. Nas unidades, o atendimento é realizado por ordem de chegada. Outra opção para emissão da CIN é agendar o atendimento em um dos postos do Na Hora, que funcionarão normalmente durante o período, das 7h às 19h.

Em razão das festividades, o atendimento nas unidades ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A diretora-adjunta do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo, afirma que a alteração do funcionamento dos PIBs não irá afetar o número de atendimentos. “A quantidade de emissões se manterá, uma vez que os atendentes serão deslocados para o Na Hora, a fim de maximizar os atendimentos e ampliar a oferta de vagas”, detalha.

Segundo Spagnolo, tradicionalmente, os meses de dezembro e janeiro são os mais concorridos para a emissão de documentos. “Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam o tempo livre, período de férias escolares e recessos para emitirem as identidades. Por este motivo, recomendamos que as pessoas se programem e venham com antecedência”, enfatiza.

Esse foi o caso do veterinário Osvaldo Cardoso, 36 anos. Ele procurou o PIB da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) para emitir a identidade. “A minha antiga venceu e precisava renovar a documentação para conseguir tirar o passaporte”, resume.

O médico Bruno Andrade, 41, também se programou com antecedência para ir à unidade policial e foi atendido com celeridade. “Vim para emitir a primeira identidade dos meus dois filhos, pois queremos tirar o passaporte e era preciso ter uma documentação atualizada”, relata o pai da Laura, 8, e do Paulo, 5.

A carteira está em emissão no DF desde 21 de novembro e, até o momento, foram 23,4 mil unidades emitidas, uma média de 780 por dia

Dados unificados

O brasiliense que está com a documentação dentro da validade não precisa ter pressa para emitir a nova identidade. Isso porque a CIN só será exigida como documento oficial obrigatório de identificação a partir de 2032.

A carteira está em emissão no DF desde 21 de novembro e, até o momento, foram 23,4 mil unidades emitidas, uma média de 780 por dia.

O grande diferencial da CIN está na unificação dos dados dos brasileiros, a partir da utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número exclusivo de identificação do cidadão em todo o território nacional. “Antes, uma pessoa podia ter uma identidade emitida por unidade da Federação. Isso permitia que uma pessoa tivesse, por exemplo, até 27 identidades diferentes”, explica a diretora adjunta do II, Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo.

É importante que todos os dados da certidão sejam compatíveis com os registros da Receita Federal, caso contrário, não será possível emitir a nova identidade

Outra inovação incorporada pela nova identidade é a inclusão de um QR Code, para facilitar a checagem rápida e eficiente das autoridades de segurança pública. As mudanças visam facilitar a fiscalização, mitigando as fraudes documentais e os riscos de pagamentos indevidos, além de garantir a integridade dos dados nos cadastros administrativos.

Como tirar a CIN

Para emitir a Carteira de Identidade Nacional, é preciso estar com o CPF regular junto à Receita Federal e apresentar, além do documento, uma certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, versão física ou meio digital, ou cópia autenticada em cartório.

É importante que todos os dados da certidão sejam compatíveis com os registros da Receita Federal, caso contrário, não será possível emitir a nova identidade.

Atualmente, existem nove PIBs espalhados pelas regiões administrativas do DF, nos seguintes endereços: Asa Sul (1ª DP), Cruzeiro (3ª DP), Guará (4ª DP), Planaltina (16ª DP), Samambaia (32ª DP), Santa Maria (33ª DP), Paranoá (6ª DP), São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP).

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO