Projeto leva oficinas de teatro gratuitas para população LGBTQIAP+ do Sol Nascente
Data de Publicação: 17 de março de 2023 22:50:00
Projeto leva oficinas de teatro gratuitas para população LGBTQIAP+ do Sol Nascente
O objetivo da ação é formar atores e atrizes para um grande espetáculo sobre os desafios de gênero em uma comunidade carente
Imagine vivenciar a realidade da população LGBTQIAP+ de uma periferia do Distrito Federal? Deve ser um misto de sentimentos: alegrias, tristezas, dúvidas, preconceito, esperança e tantas outras sensações inexplicáveis.
Esse é o propósito do Projeto Felicidade, uma série de oficinas de teatro gratuitas, produzida pela Casa dos 4 e apoiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FACDF), com objetivo de formar atores e atrizes para um grande espetáculo sobre os desafios de gênero em uma área carente.
"Queremos mostrar para todas as classes econômicas, sociais e de gênero como é viver à margem. E, claro, uma narrativa contada pela experiência das próprias pessoas que a vivenciam. A verdade nua e crua, como sempre falamos", conta o dramaturgo e diretor, Alexandre Ribondi.
A primeira edição do projeto, que aconteceu em 2017, na Cidade Estrutural, contou com 8 participantes e resultou na apresentação de histórias sobre o cenário LGBTQIAP+. "O processo de diálogo, pesquisa e vivência em grupo foi longo e delicado, mas culminou em uma produção emocionante e impactante", ressalta o diretor.
Desta vez, a região administrativa contemplada foi Sol Nascente. Serão sete meses de formação teatral voltada exclusivamente para os moradores do local pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, no período de 21/03 a 28/09, no espaço do Coletivo Cultural e Social do Sol Nascente.
"Essa é uma das regiões menos privilegiadas do DF. As carências são múltiplas e não apenas financeira, educacional e de moradia. Eles também têm escassez de arte, diversão e prazer de viver. Por isso, é tão importante criar um foco de teatro lá", enfatiza Ribondi.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18/03, no site https://bit.ly/3SRgtGT . As aulas incluirão preparação física, com exercícios de dança, além de formação de atores por meio de jogos cênicos.
Em outubro, ao final do curso, haverá apresentações de espetáculos teatrais em 5 cidades do DF, incluindo Ceilândia. "A dramaturgia será construída de forma colaborativa, utilizando depoimentos reais. Vamos emocionar o público falando de aceitação, julgamento, autoestima e empoderamento", conclui o diretor. |
Abs,
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?