Português (Brasil)

Observatório do Cidadão, lançado pela CLDF, permite acompanhar gastos públicos em tempo real

Observatório do Cidadão, lançado pela CLDF, permite acompanhar gastos públicos em tempo real

Data de Publicação: 13 de dezembro de 2023 09:21:00

Compartilhe este conteúdo:

Ferramenta de controle social, que permite o acompanhamento dos gastos do governo local, trazendo mais transparência e possibilitando a análise e avaliação das políticas públicas, o Observatório do Cidadão foi lançado nesta segunda-feira (11) pela Câmara Legislativa. O evento contou com a presença de autoridades do Distrito Federal, do Congresso Nacional, de casas legislativas de vários estados e de representantes de municípios do Entorno, entre outros.

A plataforma foi desenvolvida no âmbito da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF. Presidente do colegiado, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) esteve à frente da solenidade na qual foi apresentado o painel interativo. A distrital enumerou as facilidades de acesso à ferramenta digital e destacou que o projeto teve “custo zero” para os cidadãos.

Ao saudar os convidados para o lançamento, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), também exaltou a ausência de complexidade do sistema. “A partir de agora, a sociedade poderá acompanhar, sem empecilhos, o emprego do dinheiro público”. Por sua vez, o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), afirmou que o Observatório do Cidadão “é um poderoso instrumento de inclusão”.

Várias autoridades se sucederam em reconhecimento à importância da plataforma que permitirá aos brasilienses acompanharem os gastos públicos. Entre os que se manifestaram estavam o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e a deputada federal Adriana Miguel Ventura (Novo-SP). Também o ex-senador paraibano Marcondes Gadelha. Foi ainda reproduzido um áudio enviado pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Já o general Santos Cruz, ex-secretário de governo da Presidência da República, defendeu a transparência por meio da publicidade.

Do Distrito Federal, discursaram o defensor público-geral, Celestino Chupel, para quem a ferramenta trará benefícios a toda sociedade; o conselheiro Moacyr Rey Filho, do Ministério Público, que louvou a medida, salientando a necessidade do aperfeiçoamento do controle por meio do diálogo; além do controlador-geral do GDF, Daniel Alves Lima; o vice-presidente do Tribunal de Contas, André Clemente; e o auditor do Corpo de Bombeiros, Júlio César Vasques Setúbal.

Ferramenta da democracia

O Observatório do Cidadão permitirá que os cidadãos acompanhem de perto e em tempo real a execução de contratos, convênios, concessões, gastos com publicidade e a aplicação de recursos em programas sociais no âmbito do Legislativo e Executivo locais.

O painel, concebido pela Câmara Legislativa, visa a ampliar a transparência e a participação democrática na fiscalização dos projetos em curso e naqueles já concluídos em todo o Distrito Federal.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO