Celebração de Pentecostes no Taguaparque reforça tradição de fé no DF
Data de Publicação: 25 de maio de 2026 06:59:00 Com participação da governadora Celina Leão, celebração chega à 27ª edição com missas, louvor e estrutura para acolher milhares de fiéis Por Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira
Por
Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira
A governadora Celina Leão participou, neste domingo (24), da missa de encerramento da celebração de Pentecostes no Taguaparque, evento que há 27 anos reúne milhares de fiéis e se consolida como uma das maiores manifestações católicas do Distrito Federal dedicadas ao Espírito Santo. A programação contou com missas, tenda vocacional, lojas de artigos religiosos e praça de alimentação.
“É um momento de muita fé. A cada ano, o evento cresce ainda mais, sempre com o apoio do GDF. Eu também venho aqui para receber de Deus, porque é um momento muito bonito, marcado por fé, milagres e muitos testemunhos. É uma celebração que mobiliza não só a comunidade católica, mas todas as pessoas que acreditam no Espírito Santo. Sem dúvida, é um dia de muita alegria por estar aqui”, ressalta a chefe do Executivo.
Celebrado cinquenta dias após a Páscoa, Pentecostes marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, reunidos em Jerusalém durante a Festa das Semanas. Para a Igreja Católica, esse episódio representa o nascimento da Igreja e o início da evangelização dos povos. Com o tema “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”, a programação do evento inclui momentos de oração, louvor, testemunhos e a celebração da Santa Missa, com o padre Moacir Anastácio.
Governadora Celina Leão: “É um momento de muita fé. A cada ano, o evento cresce ainda mais, sempre com o apoio do GDF" | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Uma das coordenadoras do evento Oliana Lima, que está à frente da organização há sete anos, destacou a importância da celebração. “Estamos na 27ª Semana de Pentecostes e é uma alegria muito grande viver este último dia agradecendo pelas vidas transformadas ao longo de toda a semana. A programação começou no Centro de Evangelização, no domingo passado (17), com a grande abertura. Depois, nos últimos três dias, seguimos aqui no Taguaparque, onde acontece a consagração das velas, na sexta-feira ao Pai, no sábado ao Filho e, hoje, ao Espírito Santo”, explica.
“A nossa expectativa é sempre muito grande. Aqui no Taguaparque, contamos com uma área de 40 hectares preparada para receber essa multidão. Há toda uma estrutura montada, com posto médico, apoio dos bombeiros e a participação do governo na prestação de serviços. Também temos praça de alimentação, pontos de hidratação, lojas e jardins religiosos. Tudo foi organizado para acolher bem o público”, destaca Oliana.
Moradora do Del Lago, no Itapoã, a dona de casa Deuzania Tavares, 54 anos, participa da festa quase todos os anos e elogia a organização desta edição. “Estou achando muito bom. Eu venho quase todos os anos e, neste ano, está bem organizado. Participei praticamente todos os dias e todos foram muito bons”, conta.
A celebração de Pentecostes no Taguaparque ocorre há 27 anos e reúne milhares de fiéis
Para ela, a Festa de Pentecostes é um momento de fé e renovação espiritual. “É uma reunião muito grande de pessoas com muita fé. Eu também tenho muita fé, então é um lugar em que me sinto bem. Todo mundo está orando, você vem em busca de paz, de mais oração, e é isso que encontra aqui”, afirma. “Recomendo para todos. É muito bom, você sai daqui revigorado, com uma nova energia e com a fé mais fortalecida.”
Há um ano morando no Distrito Federal, em Águas Claras, a aposentada Maria Cristina da Silva, de 63 anos, mantém viva a tradição da terra natal, Arapiraca. Pela primeira vez na Festa de Pentecostes em Brasília, ela se encantou com a experiência. “Ah, maravilhoso! As coisas de Deus são sempre maravilhosas. É a primeira vez aqui, mas eu sempre participava lá na minha cidade”, conta. Mesmo tendo participado apenas neste domingo, ela destaca o significado do momento. “A gente se renova, fica com mais força, a fé aumenta. Eu só vim hoje porque é domingo, não podia deixar de participar da missa”, afirma.
Frei Gilson encerra Quaresma com 1 milhão de fiéis por dia em oração
Transmissões lideradas pelo religioso alcançam público em cerca de 80 países e consolidam um dos maiores movimentos de oração online Por Correio Brazi Saiba Mais +
Capela Sistina é preparada para o conclave
Cardeais eleitores se reúnem na Capela Sistina a partir das 11h30 desta quarta-feira (7/5) para escolher o novo líder da igreja Católica Saiba Mais +
Missa dos 65 anos de Brasília é marcada pela emoção com mensagem de adeus ao papa Francisco
O primeiro pontífice sul-americano da história morreu na madrugada desta segunda-feira (21), um dia depois do Domingo de Páscoa. Ato litúrgico na Cate Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)




