Projeto Além do Olhar leva atendimento oftalmológico gratuito ao Centro Olímpico de Samambaia
Data de Publicação: 21 de maio de 2026 21:42:00 Governadora Celina Leão conheceu a iniciativa nesta quinta-feira (21). Expectativa é beneficiar cerca de 3,5 mil alunos da unidade Samambaia e também da Estrutural e Gama Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares
Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (21) graças ao projeto Além do Olhar, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa levou atendimentos oftalmológicos à unidade, com o objetivo de identificar casos que necessitam de óculos de grau, que serão entregues de forma gratuita posteriormente, e acompanhamento especializado. A ação uniu esforços do Instituto Brasileiro de Conectividade Social (IBCS) e das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Esporte e Lazer (SEL-DF).
A governadora Celina Leão esteve presente no evento e comentou a importância de facilitar o acesso da população à saúde visual. Segundo ela, a iniciativa deve passar por diversos centros olímpicos do DF, com oferta de exames de vista e óculos de grau gratuitos. “Já temos a previsão de levar o projeto para três Vilas Olímpicas, para que a gente possa sustentar o esporte também na saúde”, salientou.
Iniciativa levou atendimentos oftalmológicos a alunos do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília
Segundo o coordenador do projeto, Guilherme Coelho, as próximas unidades contempladas serão da Estrutural e do Gama, com entrega de 3 mil óculos no total. De acordo com ele, o atendimento funciona em etapas. Primeiro, os participantes passam pela triagem e, caso seja identificada necessidade, vão para avaliação oftalmológica completa.
“Se for comprovado que ele precisa do óculos, entregamos em até 30 dias gratuitamente para o aluno”, afirmou o coordenador, acrescentando que o projeto surgiu após um levantamento apontar que grande parte dos estudantes apresentam dificuldades visuais. “Descobrimos que 80% dos alunos, não só dos centros olímpicos, como também da rede pública, estão precisando de óculos para melhorar o desempenho dentro da sala de aula. O projeto veio com o objetivo de oferecer saúde visual aos estudantes”, afirmou.
"O projeto veio com o objetivo de oferecer saúde visual aos estudantes”, explica Guilherme Coelho, coordenador do projeto
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, afirmou que o Além do Olhar garante que os alunos tenham as condições necessárias para a prática esportiva. “Sabemos o quanto a questão visual pode ajudar ou até mesmo atrapalhar o desempenho em alguma modalidade esportiva. Nos centros olímpicos temos desde crianças até idosos, então é um serviço de utilidade pública que prestamos para a comunidade”, declarou.
“Saúde da visão é tudo. Sem ela você não consegue ler, pegar um ônibus ou ter sua liberdade”, diz a dona de casa Andréia Silva
Entre os beneficiados pela ação está a dona de casa Andréia Silva, 51 anos. Ela faz ginástica localizada no Centro Olímpico, enquanto os três filhos praticam voleibol e futebol. “Eu e minha filha fizemos os exames e depois vou trazer meus dois meninos também”, contou. “Saúde da visão é tudo. Sem ela você não consegue ler, pegar um ônibus ou ter sua liberdade”, concluiu.
Tags
Primeiro dia do Candangão Junino 2026 anima o público em Samambaia
Festa segue neste sábado (13) e no domingo (14) com novas apresentações; um telão montado na arena permite assistir ao jogo do Brasil Por Agência Br Saiba Mais +
Adesão à nova Nota Fiscal de Serviço pode ser feita até 30 de junho no DF
Prazo foi prorrogado para garantir mais segurança na transição para o novo modelo nacional Por Agência Brasília* | Edição: Plácido Fernandes Saiba Mais +
Rede Feminina reúne solidariedade e música em festa junina no Hospital de Base
Pacientes em tratamento oncológico aproveitaram a comemoração enquanto recebiam cestas básicas Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Programação cultural do fim de semana no DF tem de exposições a mostras de cinema
Teatro, exposições, shows e cinema preenchem a agenda brasiliense, com eventos incentivados pelo GDF e transporte gratuito pelo programa Vai de Graça Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)




