Câmara acelera PEC que põe fim à escala 6x1 e relator prevê aprovação
Data de Publicação: 20 de abril de 2026 10:28:00 Paulo Azi vê aprovação sem entraves e diz que texto deve avançar na CCJ nesta semana, com articulação da presidência da Câmara para acelerar a tramitação Por Danandra Rocha
O relator da proposta que põe fim à escala de trabalho 6x1 na Câmara dos Deputados, Paulo Azi (União-BA), afirmou nesta segunda-feira (20/4) ao Correio que acredita na aprovação da matéria “sem maiores dificuldades”. A avaliação ocorre em meio à movimentação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para imprimir ritmo acelerado à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve votar o texto na próxima quarta-feira (22). A articulação de Motta é vista como uma manobra regimental para viabilizar a aprovação da proposta ainda até o fim de maio. Nos bastidores do colegiado, o cenário é considerado amplamente favorável ao avanço da matéria.
Inicialmente restrita à base governista, a PEC ganhou novo impulso após o apoio público do presidente da Câmara. Motta tem reforçado o apelo social da proposta, destacando seus efeitos e defendendo celeridade na análise. Apesar disso, setores da oposição ainda demonstram resistência, classificando a pauta como “eleitoreira”.
Para ser aprovada na CCJ, a proposta precisa de maioria simples, desde que haja quórum mínimo de 34 deputados. A expectativa é de que, superada essa etapa, o texto siga para uma comissão especial. A definição sobre o comando e a relatoria desse colegiado, no entanto, ficará para depois da votação na CCJ.
O parecer favorável já foi apresentado por Paulo Azi, mas a análise acabou adiada após pedido de vista dos deputados Lucas Redecker (PSDB-RS) e Bia Kicis (PL-DF), no último dia 15. Com isso, foi necessário cumprir o prazo regimental de duas sessões de plenário antes da retomada da discussão.
Nos corredores do Congresso, a avaliação é de que há vontade política para aprovar a proposta, impulsionada também pela repercussão junto à opinião pública.
Primeiro dia do Candangão Junino 2026 anima o público em Samambaia
Festa segue neste sábado (13) e no domingo (14) com novas apresentações; um telão montado na arena permite assistir ao jogo do Brasil Por Agência Br Saiba Mais +
Adesão à nova Nota Fiscal de Serviço pode ser feita até 30 de junho no DF
Prazo foi prorrogado para garantir mais segurança na transição para o novo modelo nacional Por Agência Brasília* | Edição: Plácido Fernandes Saiba Mais +
Rede Feminina reúne solidariedade e música em festa junina no Hospital de Base
Pacientes em tratamento oncológico aproveitaram a comemoração enquanto recebiam cestas básicas Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Programação cultural do fim de semana no DF tem de exposições a mostras de cinema
Teatro, exposições, shows e cinema preenchem a agenda brasiliense, com eventos incentivados pelo GDF e transporte gratuito pelo programa Vai de Graça Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)




