Ferramenta do DF no Ponto vai incentivar denúncias de violência sexual no transporte público
Data de Publicação: 4 de fevereiro de 2026 10:09:00 Recurso será integrado ao aplicativo e cria canal direto para orientação, apoio e comunicação com a rede de proteção às mulheres Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Por
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Foi publicada nesta terça-feira (3) a Portaria nº 17/2026, que institui o grupo de trabalho responsável pela elaboração de uma portaria conjunta entre a Secretaria da Mulher (SMDF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).
Ferramenta incorporada no aplicativo DF no Ponto aprimora as formas de denunciar abusos contra mulheres | Foto: Divulgação/SMDF
“A denúncia é fundamental no combate à violência, pois é o passo que permite às autoridades e à rede de apoio tomarem conhecimento da situação, garantindo segurança e acolhimento à vítima, além da responsabilização criminal do agressor”
Giselle Ferreira, secretária da Mulher
A iniciativa tem como objetivo propor, estruturar e acompanhar a implementação de uma ferramenta de comunicação direta a ser incorporada ao aplicativo DF no Ponto, com foco no incentivo às denúncias de violência sexual contra mulheres no transporte público do Distrito Federal.
O grupo de trabalho será responsável por definir o funcionamento da ferramenta, que pretende ampliar o acesso da população aos canais de denúncia, fortalecer ações de prevenção e criar mais um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio às vítimas.
Enfrentamento
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, lembra que a iniciativa busca encorajar mulheres que sofrem ou presenciam situações de violência a denunciar. “A denúncia é fundamental no combate à violência, pois é o passo que permite às autoridades e à rede de apoio tomarem conhecimento da situação, garantindo segurança e acolhimento à vítima, além da responsabilização criminal do agressor”, enfatiza.
O DF no Ponto é o sistema e aplicativo oficial da Semob-DF que oferece monitoramento em tempo real do transporte público no Distrito Federal. Disponível para celulares e também por meio de QR Codes nas paradas, a ferramenta permite o planejamento de rotas, a consulta de horários de ônibus e metrô e a visualização da localização exata dos veículos, promovendo mais agilidade e transparência aos usuários.
LEIA TAMBÉM
Parceria amplia rede de proteção às mulheres em grandes eventos
Curso de prevenção à violência doméstica voltado para a iniciativa privada oferece mil vagas
Quarta edição do programa Mulher, Não se Cale! atendeu a mais de 646 mil pessoas no DF
Para o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a integração da nova funcionalidade amplia o papel do aplicativo como canal de comunicação com a população. “O DF no Ponto já é um elo importante entre os usuários do transporte público coletivo e o Centro de Supervisão Operacional da Semob”, aponta.
“Com essa ação conjunta com a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Segurança Pública, a ferramenta passa a ser também um canal direto com vítimas de violência sexual, tornando-se mais um instrumento de combate ao crime e de apoio às mulheres”.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a tecnologia é uma aliada estratégica na proteção das mulheres. “A integração ao DF no Ponto amplia o acesso da população, fortalece a prevenção e cria mais um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio”, resume.
Canais de denúncia
O telefone 180 é o canal nacional de atendimento às mulheres vítimas de violência, funcionando 24 horas por dia. Em situações de violência em andamento ou de urgência, a Polícia Militar do DF (PMDF) deve ser acionada pelo 190. Já as denúncias anônimas podem ser feitas à Polícia Civil do DF (PCDF) pelo 197.
*Com informações da Secretaria a Mulher
Dia D de combate à dengue será realizado neste sábado no Sol Nascente
Secretaria de Saúde intensifica fiscalização e realiza visitas domiciliares, além de ações de conscientização e promoção de saúde; ação contará com a Saiba Mais +
Explosão de botijões de gás em casa deixa dois feridos no Sol Nascente
Duas pessoas que tentavam apagar as chamas foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Saiba Mais +
Projeto do Sesc-DF leva crianças do Sol Nascente para conhecer o centro de Brasília
Ação de turismo social promove educação patrimonial e inclusão ao apresentar, pela primeira vez, os principais monumentos da capital a jovens em situa Saiba Mais +
PM resgata bebê vítima de maus-tratos no Sol Nascente
Criança de oito meses foi encontrada sozinha em cômodo da casa, com lesões aparentes Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)
.png?=2534831-1)





