Conheça a importância do angico-farinha-seca para a arborização do DF
Data de Publicação: 27 de julho de 2025 08:15:00 Nativa do Cerrado, ela se destaca na preservação ambiental e nas ações de paisagismo urbano em diversas regiões Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Por
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Símbolo da resistência do Cerrado e peça-chave nas ações de arborização promovidas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o angico-farinha-seca (Albizia niopoides) tem ganhado cada vez mais espaço em áreas urbanas do Distrito Federal. Com altura que pode chegar a 12 metros, a espécie é utilizada em projetos de paisagismo, recuperação ambiental e ampliação de áreas verdes nas regiões administrativas da capital.
Árvore, que floresce entre julho e setembro e frutifica entre agosto e outubro, pode chegar a 12 metros de altura | Fotos: Carlos Vilaça/Novacap
Para a chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Nitli Galdino Siqueira, a escolha do angico representa mais do que uma ação paisagística. “A cada muda que sai do nosso viveiro, plantamos esperança”, resume. “O angico-farinha-seca é uma espécie que representa muito bem o que buscamos: resiliência, resistência, e proporciona um sombreamento eficiente com elevado valor estético, configura-se como um importante abrigo para a fauna. É o Cerrado vivo em plena cidade”.
Também como farinha-seca, camisa-fina ou angico-branco, essa árvore tem tronco reto e casca amarelada que se desfaz em pó fino, característica que inspira seu nome popular. Suas folhas verdes intensas e a copa em formato de V contribuem para um sombreamento eficiente e visual elegante, com flores brancas melíferas que se destacam entre os galhos. A espécie floresce entre julho e setembro e frutifica entre agosto e outubro.
Benefícios à natureza
Além do valor paisagístico, o angico-farinha oferece sombra, abrigo à fauna, melhora a qualidade do ar e contribui para a regulação térmica das cidades. Outro diferencial é o seu sistema radicular: as raízes não comprometem calçadas ou vias urbanas, o que torna a espécie uma excelente opção para arborização em áreas públicas.
Desde a fundação de Brasília, em 1960, a Novacap atua na produção de mudas nativas e na arborização urbana. Hoje, estima-se que a cidade tenha cerca de 5,5 milhões de árvores, sendo o angico-farinha uma das mais de 200 espécies cultivadas nos viveiros da companhia.
A árvore faz parte do cotidiano dos moradores da capital federal. A estudante de comunicação Ester Delfino Oliveira, de 18 anos, costuma parar em frente a um angico na 214 Sul durante o trajeto para a universidade. “É impossível não reparar”, conta. “Os saguis ficam ali, pulando de galho em galho. E a sombra dessa árvore faz toda diferença no calor que faz em Brasília. Essas árvores não só refrescam o caminho, como também acolhem vidas. É um carinho da natureza no meio da cidade”.
Estratégia ambiental
LEIA TAMBÉM
Para a prevenção de acidentes, Jardim Botânico de Brasília substituirá pinheiros por árvores nativas
Podas de árvores são intensificadas para garantir segurança e urbanização no DF
Cruzeiro intensifica podas de árvores para reforçar segurança da população
Ainda não há dados precisos acerca da quantidade total da espécie. Recentemente, porém, a Novacap plantou 100 mudas no Bosque dos Constituintes, próximo ao STF, e mais seis unidades ao longo da ligação W3 Norte e Sul, ambas no Plano Piloto. Também há registros expressivos na Quadra 108, no Eixo Rodoviário Sul (entre as superquadras 202, 203, 206 e 216), na Estrada Parque Guará (próximo ao Zoológico) e em áreas de Ceilândia, Samambaia e no Parque Gatumé (em Samambaia).
O trabalho é conduzido pelo Departamento de Parques e Jardins da Diretoria das Cidades da Novacap , que mantém os dois viveiros de plantas ornamentais – Viveiro I (desde 1960) e o Viveiro II (desde 1971). Nesses espaços é que o angico-farinha-seca é cultivado a partir de sementes, com taxa de germinação superior a 80%. Em campo definitivo, a espécie se desenvolve rapidamente, podendo atingir até quatro metros em apenas dois anos.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, o plantio de espécies como o angico-farinha-seca é mais que um cuidado estético: é uma estratégia ambiental com benefícios de longo prazo, que fortalece a identidade do Cerrado e ajuda a construir uma cidade mais sustentável e acolhedora.
“O angico-farinha deixa de ser apenas parte da paisagem para se tornar um símbolo da resistência ecológica e do esforço constante para fazer de Brasília uma capital cada vez mais verde, integrada à biodiversidade do Cerrado, e trabalhamos para fornecer o melhor à nossa capital”, enfatiza o gestor.
*Com informações da Novacap
Cuidados com trilhas e cachoeiras no período chuvoso garantem segurança a visitantes
Previsão do tempo, planejamento e atenção aos sinais da natureza são fundamentais para evitar acidentes; confira todas as dicas do CBMDF Por Thaís Mi Saiba Mais +
Saiba o que fazer ao encontrar um animal silvestre em ambiente urbano, Biólogo do GDF da dicas
Pedidos de resgate ou manejo de animais desse tipo recebidos pelo Brasília Ambiental até agosto já superam em quase 30% o número de todo o ano passado Saiba Mais +
Distrito Federal registra redução histórica de 95,1% no desmatamento do Cerrado em 2024
Com apoio de tecnologia de ponta, DF registra maior redução proporcional de desmatamento do Cerrado no Brasil Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Si Saiba Mais +
Temporada das paineiras encanta brasilienses pela beleza
A paineira rosa está presente em canteiros centrais e parques urbanos do Distrito Federal, colorindo a cidade e chamando a atenção de quem passa, espe Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)
.png?=2534831-1)



