Maio Laranja: Ações de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes são intensificadas no DF
Data de Publicação: 8 de maio de 2025 05:37:00 Com programação durante todo o mês, a Secretaria de Justiça e Cidadania promove palestras, ações nas ruas e exibição de filme com debate, reforçando a prevenção, o acolhimento e a proteção integral da infância e juventude Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Por
Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Com um esforço contínuo na promoção de políticas públicas de proteção, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza, ao longo de maio, uma série de ações da campanha Maio Laranja, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades são conduzidas pela Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (Subpca), abrangendo escolas, espaços públicos e equipamentos da rede de proteção social do DF.
A Secretaria de Justiça e Cidadania terá diversas atividades, durante a campanha Maio Laranja, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Um dos principais eventos da programação é o encontro “Proteger é nosso dever; cuidar, nossa missão”, que será realizado no dia 22, às 18h30, no Cine Brasília, com a expectativa de reunir mais de 600 pessoas, entre autoridades, conselheiros tutelares, profissionais da rede e representantes da sociedade civil. Na ocasião, será exibido o premiado longa-metragem Manas, da cineasta Marianna Brennand. O filme aborda de forma sensível e impactante a realidade de meninas em situação de vulnerabilidade social no agreste pernambucano, com foco em temas como violência, sororidade e resistência. Após a sessão, haverá um cine-debate com a presença da diretora e mediação da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A campanha Maio Laranja também prevê a realização ao longo do mês de palestras educativas, promovidas pelo Centro Integrado 18 de Maio – unidade referência no atendimento às vítimas de violência sexual infantojuvenil, vinculada à Sejus. As atividades contemplarão 12 escolas de diversas regiões administrativas do DF, com o objetivo de orientar estudantes, professores e famílias sobre os sinais da violência e os caminhos de denúncia e acolhimento.
Mobilização nas ruas reforça a conscientização
A defesa dos direitos da infância conta com uma rede de apoio que inclui equipamentos como o Centro Integrado 18 de Maio, o Cisdeca e os conselhos tutelares
No dia 15, será realizado o Dia D de combate ao abuso sexual infantojuvenil, com ações intensificadas em todo o DF, incluindo blitze educativas em pontos estratégicos e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Maria, em parceria com a PRF e o Departamento de Trânsito (Detran-DF). Por todo o mês de maio, outras abordagens também estão previstas nas ruas para reforçar a divulgação dos canais de denúncia e dos serviços oferecidos pela Sejus-DF.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais cruéis de violação de direitos, e precisamos enfrentá-la com firmeza e empatia. O Maio Laranja é um momento de intensificarmos esse combate, mas esse é um trabalho que realizamos o ano inteiro. Proteger a infância é responsabilidade de todos”, afirma a secretária Marcela Passamani.
LEIA TAMBÉM
Mutirão garante nova identidade nacional a mais de 500 crianças e adolescentes no DF
- Mais de 30 mil torcedores dão cartão vermelho para o racismo no Mané Garrincha
- Abertas as inscrições para a segunda edição do Casamento Comunitário de 2025
Proteção integral como política permanente
A atuação da Sejus-DF em defesa dos direitos da infância vai além da campanha Maio Laranja. O Centro Integrado 18 de Maio, localizado na Asa Sul, na SQS 307, é um dos pilares dessa política. No local, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual recebem atendimento humanizado, com escuta especializada, apoio psicológico, social e orientação jurídica, sempre com foco na redução de danos e na proteção integral.
Outro instrumento essencial é o Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), canal de comunicação e apoio ao Sistema de Garantia de Direitos –, que atua como elo entre os conselhos tutelares, o Ministério Público, o Judiciário e os serviços públicos. O contato pode ser feito em qualquer dia e horário pelo telefone 125, de forma gratuita.
A Sejus-DF também investe na capacitação permanente de conselheiros tutelares e demais profissionais da rede, garantindo preparo técnico e suporte institucional para atuar em situações de risco. Atualmente, o DF conta com 44 conselhos tutelares, cuja gestão administrativa é de responsabilidade da secretaria.
*Com informações da Sejus-DF

Municípios do Entorno debatem soluções para a região durante o I Fórum Ride-DF
Nova diretoria da Amab foi empossada durante o evento na Granja do Torto Por Ana Paula Siqueira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Gasolina e diesel ficam mais caros no DF e todos os estados
Reajuste da alíquota de ICMS começa a valer nos postos de combustível em todo o Brasil. Veja os valores Saiba Mais +
DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS com especialistas
Iniciativa vai reorganizar os fluxos nas áreas de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia Por Agência Brasília* | Edição: Viniciu Saiba Mais +
FCDF ganha apoio do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski reconheceu a importância do Fundo Constitucional para a capital do país. Projeto que tenta mudar cálculo do repasse deve ser votad Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?