Produtores rurais vão representar DF em feira internacional do setor de frutas e hortaliças
Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2025 05:28:00 Presença brasiliense no evento – que será em São Paulo, entre 25 e 27 de março – reforça a importância da agricultura regional e abre novas oportunidades de exportação Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo
Doze produtores rurais vão representar o Distrito Federal em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025. O evento, que será no Centro de Convenções São Paulo Expo, de 25 a 27 de março, promete reunir mais de 2 mil expositores e receber mais de 90 mil visitantes de diversos países. O público poderá conhecer o lado rural do Quadradinho no estande “Agricultura do DF: frutos de um Cerrado que alimenta o mundo”.

O Distrito Federal será representado por 12 produtores rurais em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025 | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
O espaço de 180 metros quadrados terá exposição de produtos regionais, demonstração de práticas sustentáveis e promoção do turismo rural e gastronômico da capital federal. A participação brasiliense é coordenada pela Associação Semper Fidelis, com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF).
“A atenção e o incentivo da nossa gestão à produção agrícola do DF têm dado cada vez mais resultados”, enfatiza a vice-governadora, Celina Leão. “Além de levar alimentos de qualidade à nossa população e ser um importante incremento na economia da nossa cidade, a participação dos nossos produtores na Fruit Attraction 2025 mostra mais uma vez que o DF é um polo em franca expansão. Continuaremos trabalhando para ocupar cada vez mais espaço no setor e fortalecer os nossos produtores.”
Entre 2019 e 2023, a produção de frutas no DF cresceu 16,25%, alcançando 37.615 toneladas em uma área plantada de 2.169 hectares
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, afirma que o objetivo é trazer mais recursos para o setor de frutas e hortaliças para gerar mais emprego, renda e crescimento para os produtores. “Quando falamos em impulsionar novos negócios e elevar o Distrito Federal a um patamar superior, nosso foco está no fomento de novas oportunidades, conectando produtores a compradores nacionais e internacionais. A produção local tem se destacado pela qualidade, e o Governo do Distrito Federal, por determinação do governador Ibaneis Rocha, tem trabalhado ativamente para apoiar o setor”, aponta.
Como exemplo do apoio governamental, o secretário cita a recuperação das estradas rurais. “Só no ano passado foram mais de 1.800 km de estradas recuperadas, garantindo um transporte mais seguro e reduzindo perdas na distribuição dos frutos”, enfatiza. “Além disso, trabalhamos na criação de novos espaços onde os consumidores podem comprar diretamente dos produtores, como no Empório Rural da DF-150. Também temos investido na participação em feiras e eventos, possibilitando que produtores com capacidade de comercialização ampliem suas vendas para os mercados nacional e internacional”.

O GDF tem trabalhado para garantir mais recursos ao setor de frutas e hortaliças, para gerar mais emprego, renda e crescimento para os produtores
Cadeia produtiva
Na lista de representantes do DF, destaca-se a Fazenda Malunga, referência em produtos orgânicos e saudáveis, com mais de 40 anos de história. O empreendimento conta com 190 colaboradores e 120 hectares de produção de hortaliças e laticínios. “Poderemos mostrar uma Brasília que o Brasil não vê: a Brasília da qualidade, da sustentabilidade. O DF tem uma área pequena, portanto não conseguimos produzir em escala, mas todo o nosso trabalho tem muita qualidade e isso precisa ser mostrado para mais pessoas”, afirma o engenheiro florestal e fundador da Fazenda Malunga, Joe Valle.
A marca vai expor hortaliças prontas para consumo, vendidas previamente higienizadas, e laticínios produzidos inteiramente pela fazenda. “O único leite A2A2 com certificado de orgânico do Brasil é nosso. É um leite que não tem a beta-caseína, a principal proteína do leite, à qual muitas pessoas são intolerantes”, define Valle. “Foi um trabalho de sete anos, e hoje 100% do nosso rebanho produz leite sem a beta-caseína. Algumas companhias de leite lançaram isso, mas a Malunga é a única que tem A2A2 no mercado”.

A Fazenda Malunga, uma das representantes do DF na Fruit Attraction 2025, também se destaca pela comercialização de laticínios produzidos inteiramente na propriedade
Entre 2019 e 2023, a produção de frutas no DF cresceu 16,25%, alcançando 37.615 toneladas em uma área plantada de 2.169 hectares. As principais culturas são abacate, banana, tangerina, goiaba e maracujá, que dominam o cenário agrícola pela diversidade e qualidade. Também está em expansão o cultivo de frutas vermelhas, como morango, mirtilo, framboesa e açaí, produtos com alto valor agregado e crescente demanda nos mercados gourmet e internacional.
Agricultoras do DF aprendem novas tecnologias em visita à Fazenda Água Limpa
Cobertura vacinal contra brucelose em bezerras atinge 90,88% no DF
Cachaça candanga: produção recebe apoio do GDF e é mais uma opção de turismo rural no Quadradinho
Para impulsionar o crescimento do setor, em janeiro deste ano, foi publicada a portaria de criação da Câmara Setorial de Fruticultura (CSF/DF), para debater, acompanhar, propor e executar ações voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva de frutas na capital. Os representantes que comporão as entidades serão nomeados em breve, incluindo profissionais da Emater, da Seagri e outros órgãos públicos, bem como de associações e cooperativas do setor produtivo.
Veja a lista completa de produtores do DF selecionados para a Fruit Attraction 2025.
· Agroindústria Machadinho
· Amazônia Real Nuts
· Central Unium Brasília
· Cerrado Blue
· Fazenda Amigos do Cerrado
· Fazenda Malunga
· Feel Berry – Agropecuária JPC
· Maracujá Imperador do Cerrado
· Morangos Brasil
· Sucopira Sucos Naturais
· SustentAgro
· Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa.
Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF)Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF)Fruit Attraction 2025Secretaria de Agricultura
Oportunidades

Primeira safra de milho está sendo colhida no Distrito Federal
Inovações aumentam a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade das lavouras. O cereal abastece principalmente o mercado interno de ração animal Saiba Mais +
Brasília Verde de Agricultura Urbana e Periurbana impulsiona a produção de alimentos para combater a insegurança alimentar no DF
Governo distribui 480 kits de insumos agrícolas a produtores rurais do DF Saiba Mais +
Mais de 300 produtores rurais do DF são certificados para produção orgânica
Documento permite que alimentos cultivados sem agrotóxicos sejam vendidos de forma direta ao consumidor e destinados a compras governamentais. Força-t Saiba Mais +
Novo Empório Rural do Colorado traz otimismo para produtores rurais da região norte do DF
Investimento beneficia mais de 30 expositores da agricultura familiar; durante inauguração, governador Ibaneis Rocha assinou ordem para início das obr Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?