Cursos gratuitos vão capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade no Sol Nascente
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2024 07:56:00 Projeto Mateus oferece aulas de crochê e costura para 30 mulheres e beneficia outras 200 mães com enxovais completos para seus bebês Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Nesta quinta-feira (19), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com a Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna), deu início às atividades do Projeto Mateus, uma iniciativa que promove transformação social e profissional na comunidade. Com duração de seis meses, o programa tem como foco a capacitação de 30 mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo cursos de crochê e costura, além de beneficiar 200 mães com enxovais completos para seus bebês.
As peças confeccionadas pelas alunas durante o curso serão apresentadas em um desfile ao final do programa, que tem duração de seis meses | Fotos: Vinicius de Melo/SMDF
Além da formação profissional, o projeto proporciona acolhimento psicológico e social às participantes, reforçando o compromisso de oferecer mais dignidade e oportunidades para mulheres que enfrentam desafios diários. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Muitas mães são chefes de família e encontram dificuldades para sustentar suas casas por falta de oportunidades. O Projeto Mateus oferece, além da qualificação profissional, atendimento social e psicológico para que essas mulheres possam sonhar com um futuro melhor para seus filhos”, afirmou.
“O Projeto Mateus oferece, além da qualificação profissional, atendimento social e psicológico para que essas mulheres possam sonhar com um futuro melhor para seus filhos”, destacou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira
O projeto foi idealizado a partir de vivências em hospitais, onde a presidente da Fehsolna, Edilamar de Souza, percebeu as dificuldades enfrentadas por mães de baixa renda na preparação do enxoval para seus bebês. O nome do projeto homenageia seu neto, Mateus, que faleceu em 2021, aos oito meses de vida, devido a um problema cardíaco. Essa experiência sensibilizou Edilamar para a realidade dessas mulheres e motivou a criação do programa.
Tarde natalina na Casa da Mulher Brasileira tem distribuição de alimentos e brinquedos
Conselho dos Direitos da Mulher define planejamento estratégico para 2025
Programa capacita 240 mulheres em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho
Edilamar celebrou o impacto positivo do programa na comunidade. “É com muita alegria que iniciamos esse grande sonho. Já beneficiamos 200 mães com kits de maternidade. Essa ação tem transformado vidas e feito a diferença em nossa região. O programa traz dignidade, trabalho e cidadania às alunas que passarão pela capacitação profissional”, comemorou.
Com um olhar para o futuro, o Projeto Mateus não apenas capacita, mas também inspira mulheres a sonharem e construírem uma realidade melhor para si e suas famílias. Edna Lima, uma das participantes do projeto, compartilhou como a iniciativa mudou sua perspectiva. “Estou aqui para me capacitar cada vez mais. Fiz vários cursos e estou me atualizando nesta área. É um curso excelente, somos acolhidas, e só tenho a agradecer ao programa por tudo que fazem por nós. Além disso, entregamos os kits de bebê para mães que precisam tanto do nosso apoio. Estamos fazendo o bem para o próximo”, relatou, emocionada.
A iniciativa vai além da capacitação. As peças confeccionadas pelas alunas durante o curso serão apresentadas em um desfile ao final do programa, promovendo a inclusão social e fortalecendo a geração de renda no setor da moda. As doações dos kits de maternidade são destinadas às mulheres assistidas por programas sociais, em parceria com os conselhos tutelares do Sol Nascente e de Ceilândia, bem como com assistentes sociais dos hospitais locais e do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).
*Com informações da SMDF

Saúde Mais Perto do Cidadão leva consultas e exames para a população de Ceilândia e Sol Nascente
Os programas levam atendimentos em saúde gratuitamente à comunidade, um por quatro e outro por dez dias, com os atendimentos iniciados nesta quarta-fe Saiba Mais +
Projeto A Tenda+ amplia acesso à saúde com atendimento gratuito no Sol Nascente
O Projeto oferece atendimento médico e exames gratuito a população, de 11 a 20 de dezembro, com consultas em seis especialidades. Saiba Mais +
Programa Água Legal chega a três bairros do Sol Nascente
Caesb instala rede de água potável para mais de 2.600 moradores da Fazendinha e de três chácaras nos Trechos 1 e 3 Por Agência Brasília* | Edição: Íg Saiba Mais +
Asfalto leva dignidade, inclusão e acessibilidade a moradores do Sol Nascente
Vigilante Alessandra Morais de Andrade aguardou mais de uma década pela chegada da pavimentação; hoje, ela deixa no passado as dificuldades enfrentada Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?