Português (Brasil)

Projeto Melhorias Habitacionais já transformou as moradias de mais de 180 famílias do DF

Projeto Melhorias Habitacionais já transformou as moradias de mais de 180 famílias do DF

Data de Publicação: 26 de novembro de 2024 05:51:00 A obra mais recente foi a reconstrução de um imóvel localizado no Setor Leste, na Estrutural, beneficiando Rita Maia da Silva, de 60 anos Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Compartilhe este conteúdo:

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

 

Fazia muito tempo que Rita Maia da Silva, de 60 anos, desejava ter um lar digno para morar com seus dois cachorros. O sonho se tornou realidade na manhã da sexta-feira (22) – a moradora da Estrutural é a mais nova contemplada do subprograma Melhorias Habitacionais, executado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com esse projeto, moradores de baixa renda podem ter acesso gratuito a reformas ou reconstruções de suas moradias.

A casa da moradora da Estrutural Rita Maia da Silva foi totalmente reconstruída pelo Melhorias Habitacionais | Fotos: Divulgação/Codhab

Na casa de Rita, foram investidos quase R$ 100 mil em uma reconstrução completa, necessária devido às condições críticas de insalubridade em que o imóvel se encontrava. As paredes, construídas em pré-moldado, estavam rachadas e expostas, sem reboco, o que comprometia gravemente a estabilidade da edificação. O chão era bruto, sem qualquer tipo de revestimento. As instalações elétricas, com fiações expostas, representavam alto risco de choques e incêndios. O banheiro não tinha ventilação adequada nem piso, e as instalações eram impróprias para o uso.

“A minha casa estava toda caindo, era tudo cheio de buraco; eu vivia caindo e machucando porque eu não enxergo direito – por causa da diabetes, eu perdi um pouco da visão”, contou Rita. “A equipe da Codhab foi uma bênção na minha vida; e os pedreiros também, que se emocionaram junto comigo durante toda essa caminhada.”

As paredes da casa de Rita estavam rachadas e expostas, o que comprometia a estabilidade da edificação; além disso, o chão era bruto, sem qualquer tipo de revestimento

A intervenção incluiu a demolição de toda alvenaria existente; remoção de todas as esquadrias e cobertura; construção de novas alvenarias com suas respectivas necessidades estruturais; adaptação dos cômodos com barras de apoio; execução de contrapiso e piso cerâmico, com impermeabilização no banheiro; revestimentos em todas as paredes da casa; pintura e novas instalações hidrossanitárias e elétricas.

“A gente precisou adaptar toda a residência para atender as necessidades da Rita, como a baixa visão. A casa possuía muitos buracos e o contrapiso era todo irregular, por isso ela vivia se machucando. Também instalamos barras no banheiro, para que ela possa se apoiar e evitar quedas”, explicou a arquiteta da Companhia, responsável pelo projeto, Ana Kelly.

“A equipe da Codhab foi uma bênção na minha vida; e os pedreiros também, que se emocionaram junto comigo durante toda essa caminhada”, comentou Rita

Transformando realidades

O Melhorias Habitacionais proporciona muito mais do que um lar digno, são mais de 180 famílias que tiveram as realidades completamente transformadas. Mais de R$ 5,6 milhões investidos foram investidos no projeto desde 2019. 

Para ser contemplado, o morador precisa ter renda mensal de até três salários mínimos; residir no Distrito Federal há pelo menos cinco anos, em áreas próprias de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização; ser responsável pela residência (não pode ser alugada ou cedida) e não possuir outro imóvel no DF.

“Ano que vem, esse é um projeto que a Companhia precisa colocar muita carga em cima; queremos investir muito nele, porque são 40 dias de obra que muda a vida de uma pessoa”, afirmou o presidente da Codhab, Marcelo Fagundes.

*Com informações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO