Português (Brasil)

Saiba quais são os 7 remédios caseiros para combater a pedra nos rins

Saiba quais são os 7 remédios caseiros para combater a pedra nos rins

Data de Publicação: 11 de janeiro de 2023 21:50:00 Segundo evidências cientificas, os remédios naturais tem ajudado muitas pessoas a se livrarem de pedras alojadas na região dos rins

Compartilhe este conteúdo:

Revisão clínica: Manuel Reis

Enfermeiro

Baseado em evidência científica

 

Alguns remédios caseiros podem ser usados para tratar as pedras nos rins como, por exemplo, tomar o chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, pois possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que combatem a inflamação causada pela passagem destas pedras pelo trato urinário.

Outra opção de tratamento caseiro é o chá de folhas da amoreira negra, que também tem propriedade diurética e pode ser usado como tratamento complementar para as pedras nos rins, assim como o suco de limão. 

O ideal é que estes remédios sejam sempre usados sob a supervisão de um médico ou um fitoterapeuta. Além disso, é aconselhado comprar as plantas em lojas de produtos naturais, para evitar confundir com outras plantas semelhantes. O tratamento caseiro para pedra nos rins deve ainda ser complementado com uma dieta adequada. Veja como fazer uma alimentação correta para pedra nos rins.

Imagem ilustrativa número 6

1. Chá de quebra-pedra

A planta quebra-pedra, cientificamente conhecida como Phyllanthus niruri, é utilizada para tratar pedras nos rins, pois reduz o crescimento dos cristais que formam as pedras renais e reduz o crescimento das pedras já existentes nos rins. 

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 20 g de extrato de quebra-pedra.

Modo de uso:

Para preparar o chá é necessário ferver a água e, em seguida, adicionar a planta medicinal. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber em seguida. Pode-se tomar este chá até 3 vezes ao dia. Conheça mais os benefícios do chá de quebra-pedra.

2. Chá de amoreira negra

amoreira negra contém substâncias conhecidas como flavonoides, que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória, e esta planta medicinal também tem propriedades diuréticas que ajudam na eliminação das pedras nos rins.

?Ingredientes:

  • 15 g de folhas secas de amoreira negra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida coar e tomar o chá 4 vezes ao dia.

3. Chá de java

A planta medicinal conhecida popularmente como java e cientificamente como Orthosiphon aristatus é bastante utilizada para tratar pedra nos rins e infecções urinárias, devido principalmente pela propriedade anti-inflamatória que possui.

Ingredientes:

  • 6 g de folhas secas de java;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para preparar o chá deve-se colocar as folhas secas de java na água fervente e deixar repousar por 10 a 15 minutos, filtrando a seguir. Depois, é recomendado beber o chá 2 a 3 vezes por dia.

4. Suco de limão

O limão contém um composto chamado citrato, que ajuda a quebrar os depósitos de cálcio que formam as pedras nos rins, por isso pode ser usado para eliminar e retardar o crescimento dessas pedras.

Ingredientes:

  • 1 limão inteiro;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Espremer o limão diretamente na água, que pode ser gelada para ter um sabor mais agradável. O ideal é não colocar açúcar, porém se for necessário adoçar o recomendado é adicionar um pouco de mel.

5. Chá de hibisco

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para fazer o chá de hibisco deve-se ferver a água e depois adicionar o hibisco seco, deixar repousar por 15 minutos, coar e beber em seguida. Este chá pode ser consumido até 4 vezes por dia. Veja outros benefícios do hibisco e como usar.

6. Chá de chapéu-de-couro

chapéu-de-couro, cujo nome científico é Echinodorus grandiflorus, possui propriedade diurética e depurativa, o que ajuda a eliminar as pedras nos rins, além de ter ação anti-inflamatória, promovendo o alívio dos sintomas.

Ingredientes:

  • 20 g de folhas de chapéu-de-couro secas;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de chapéu-de-couro num panela com a água e deixar ferver durante 10 minutos. Em seguida, coar, esperar ficar morno e beber 2 a 3 xícaras por dia.

7. Chá de salsa

A salsa tem propriedades diuréticas e depurativas por ser rica em ferro e flavonoides, que ajudam a aumentar o volume de urina e a eliminar pedras nos rins.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de chá) de salsa fresca picada incluindo o caule.

Modo de preparo:

Ferver a água, retire a água do fogo em seguida juntar a salsa na água fervida e mexer. Deixar em repouso por 20 minutos e tomar ao longo do dia.

Confira algumas dicas de dieta para evitar crises de pedras nos rins:

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO


VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?

Voto computado com sucesso!
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
Total de votos:
SIM
NÃO